SEO é um dos principais canais de aquisição dentro do marketing digital, sendo mundialmente reconhecido como um dos canais com melhor ROI¹ dentre as principais estratégias.
Confira abaixo o que é SEO e como você pode se beneficiar desse canal.
SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de uma propriedade digital (site, landing page, canal do youtube, tik tok, perfil de outras redes sociais, etc) para os mecanismos de busca, ou seja, qualquer plataforma que tenha um algoritmo de busca e organização de resultados.
Em resumo, são um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o rastreamento, indexação e experiência do usuário a fim de posicionar melhor uma página nos mecanismos de busca, principalmente o Google.
Através das estratégias de SEO você pode chegar ao 1ª lugar no Google para as principais palavras-chaves relacionadas ao seu segmento, gerando muito mais oportunidades para o seu negócio.
Qual a origem do SEO?
A história do SEO data de meados dos anos 1990, quando a internet começou a ser usada com mais frequência pelas pessoas. Nessa época, os motores de busca eram bem simples e não ofereciam muitas opções para os usuários, apenas filtros. Por isso, era comum que sites com conteúdo semelhante aparecessem nos primeiros resultados da pesquisa.
Com o passar dos anos, os motores de busca foram se aperfeiçoando e passaram a oferecer mais opções para os usuários. Além disso, as empresas começaram a investir em marketing digital e, assim, surgiu a necessidade de otimizar os sites para os motores de busca.
Atualmente, o Google é o maior mecanismo de buscas na internet, com mais de 96% de market share no Brasil, onde oferece diversas ferramentas para que os usuários encontrem o que procuram. Além disso, o Google também é o buscador mais eficiente quando se trata em disponibilizar os conteúdos mais relevantes para seus usuários.
Quais os objetivos de uma estratégia de SEO?
O principal objetivo das estratégias de SEO é melhorar o posicionamento orgânico dessas propriedades nas páginas de resultados de busca (SERP) e, consequentemente, fazer com que elas recebam mais tráfego de forma orgânica, ou seja, sem pagar por cliques (Anúncios).
Além de aumentar as chances de um site/página ser encontrado pelos usuários, com SEO é possível melhorar a autoridade, relevância, credibilidade e reputação da marca nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc), melhorando o posicionamento orgânico e consequentemente o aumento de tráfego e conversões.
Para isso, é preciso compreender como o Google funciona e quais são os principais fatores que influenciam o ranqueamento dos sites.
Pilares do SEO
SEO on page é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site para os motores de busca. Essas técnicas são aplicadas diretamente no site e podem ser divididas em categorias como: conteúdo, estrutura, imagens, url, e etc.
SEO off page é a parte da estratégia SEO que envolve tudo aquilo que não está no site, mas que pode influenciar positivamente o ranqueamento dele nos resultados de busca. As principais técnicas utilizadas nesse tipo de SEO são link building e redes sociais.
SEO Técnico consiste na aplicação de técnicas para melhorar a indexação do site nos motores de busca. Essas técnicas visam aprimorar a estrutura do site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelo Google.
SEO Local é uma estratégia voltada para sites que prestam serviços em uma determinada região. Esse tipo de otimização de SEO tem como objetivo melhorar o posicionamento do site nos resultados da pesquisa local do Google.
Assim, podemos entender que um site bem otimizado é um site que segue os critérios exigidos pelo Google e outros buscadores para que seja encontrado (Crawler) e indexado através de seus robôs (Spiders) que varrem a internet.
Vantagens de investir em SEO
As principais vantagens de investir em SEO são: aumento do tráfego orgânico, maior visibilidade da marca, diminuição dos custos com publicidade e geração de leads qualificados.
Já as principais desvantagens são: não é uma estratégia de curto prazo, sendo necessário aguardar médio e longos período para ter resultados significativos, além de requerer um constante monitoramento das técnicas utilizadas.
Como escolher um profissional de SEO?
Um profissional completo de SEO precisa ter uma série de conhecimentos, dentre os principais podemos citar: marketing digital, arquitetura da informação, UX, inbound marketing, marketing de conteúdo, programação, data analytics e webdesign.
Além disso, é importante que ele esteja sempre atualizado sobre as novidades do Google e dos outros motores de busca.
Antes de contratar um especialista em seo, saiba que NENHUM profissional pode garantir que conseguirá posicionar seu negócio em 1º lugar no Google, se algum desses te garantir isso, corra deles!
Referências:
¹ https://www.webfx.com/blog/marketing/which-marketing-channels-produce-the-highest-roi/