Muitas pessoas que começar a aprender sobre SEO se deparam com o termo no meio da sua jornada de estudo e quanto mais forem se aprofundando, mais irão utilizar o termo SERP em suas carreiras.
Abaixo detalhei mais sobre o significado e como funciona a SERP, confira.
SERP é a abreviatura do termo inglês “Search Engine Results Page“, que traduzido ao pé da letra seria algo como página de resultados do motor de busca, e é exatamente isso, mas utilizamos no dia a dia como: página de resultados de busca, resumindo é a página de apresentação dos resultados dos buscadores (Google Bing, Youtube, TikTok, etc)
O principal objetivo dessa página (SERP) é apresentar os melhores resultados para a busca que foi realizada, sendo ela baseada numa única palavra-chave (head tail) ou na combinação de vários termos (long tail).
Os motores de busca listam uma variedade de resultados cuidadosamente selecionados, cuja ordem de exibição desses resultados (posicionamento orgânico) dependem de uma série de fatores de ranqueamento que são avaliados pelos algoritmos dos buscadores, alguns conhecidos e muitos desconhecidos. Além disso, a ordem destes resultados nas SERPs mudam constantemente e variam dependendo de alguns fatores como localização, dispositivo, entre outros.