A sigla SEO refere-se ao termo Search Engine Optimization, que pode ser traduzido para o português como “otimização para motores de busca”.
De uma forma mais simples, podemos resumir SEO como um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento orgânico (sem precisar pagar por clique) de um site nas páginas de resultados de busca (SERP) de buscadores como por exemplo o Google, Bing, DuckDuckGo, TikTok e Yahoo, entre outros.
Muitas pessoas acreditam que SEO serve apenas para ajudar na geração de tráfego através de conteúdo, contudo, uma estratégia completa de SEO vai muito além. Com base na minha experiência e opinião, prefiro resumir SEO como uma parte essencial na construção de autoridade e maturidade de uma empresa dentro e fora da internet, sendo responsável por boa parte do sucesso de um negócio no longo prazo.
O principal objetivo dentro de uma estratégia de SEO é o de melhorar o posicionamento de um site ou página específica entre os primeiros resultados orgânicos na página de busca e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico, gerando maiores chances de converter aquele usuário em um possível cliente.